Campanha ‘Primeiros Anos a Nossa Prioridade’ alerta para importância dos primeiros 1000 dias de vida para dar oportunidade a todas as crianças
Os primeiros anos de vida são períodos de oportunidade única na formação física, mental e emocional de cada criança, com consequências no bem-estar, na saúde ao longo da vida, na aprendizagem, e, até, na futura empregabilidade.
- Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade tem por objetivo último elaborar um conjunto de propostas concretas para Portugal reforçar as medidas orientadas para o estímulo e apoio ao desenvolvimento infantil, as quais serão divulgadas em setembro de 2021.
- O cérebro desenvolve-se a um ritmo intenso e irrepetível nos primeiros 1.000 dias de vida, pelo que, durante este período as crianças requerem ‘cuidados especiais’ nos quais o afeto, o vínculo, o estímulo e a interação podem trazer muitos benefícios para que desenvolvam todo o seu potencial. É para colmatar a lacuna entre o que é preciso realizar ao nível do desenvolvimento na primeira infância e a realidade ainda vivenciada por muitas crianças que nasce a campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade
Promovida em Portugal pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS), a campanha, que tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, conta até ao momento, com parceiros como a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Instituto de Apoio à Criança (IAC), Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade(CNIS), União das Misericórdias Portuguesas(UMP), UNICEF Portugal, Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), Fundação Brazelton/Gomes Pedro, Fundação do Gil e Fundação Aga Khan, entre outros cuja adesão está em curso.
A campanha pretende promover a consciencialização da sociedade e influenciar políticas e investimentos, públicos e privados, no sentido de reconhecer e valorizar a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.
“Apesar das evidências científicas, os primeiros anos de vida recebem relativamente pouca atenção na sociedade e nas políticas públicas. Melhorar esta realidade só será possível mediante a promoção de uma maior consciência sobre a importância do desenvolvimento infantil junto da sociedade em geral e é esse o nosso objetivo com a campanha ‘Primeiros Anos a Nossa Prioridade’”, afirma Paula Nanita, do conselho executivo da FNSBS.
A prioridade da FNSBS foi a criação de uma Coligação Nacional, uma rede de entidades públicas, privadas e do sector social, que terá como objetivo a partilha de informação relativamente ao que tem sido feito e o que falta fazer, consciencializar a sociedade portuguesa para a importância do tema e influenciar decisores políticos e líderes sociais a investir mais e melhor nas crianças e, consequentemente, no futuro de todos.
Estes parceiros aportam diversas sensibilidades, conhecimento, práticas e experiências que permitirão elaborar, em colaboração, um conjunto de propostas concretas para Portugal reforçar as medidas orientadas para o estímulo e apoio ao desenvolvimento infantil, as quais serão formuladas durante a campanha sendo o seu conjunto divulgado em setembro de 2021.
“Dar visibilidade a parceiros que têm ação e reflexão sobre a importância dos primeiros anos de vida, parece-nos ser a melhor forma de inspirar e disseminar conhecimento junto de toda a sociedade. Esperamos em breve contar com muitas mais entidades, pois só assim conseguiremos atingir os nossos objetivos”, sublinha Paula Nanita, acrescentando que a rede nacional é de adesão voluntária e aberta à sociedade, formalizando-se através de protocolos/acordos de ação.
Porque todas as crianças merecem um bom início de vida, os promotores da campanha defendem:
- Apoio aos pais com filhos pequenos e um maior acesso das famílias e crianças aos serviços essenciais da primeira infância (nomeadamente de saúde e educação), por forma a garantir-lhes oportunidades iguais para o desenvolvimento do seu pleno potencial num ambiente seguro e saudável;
- Intervenções abrangentes e multidisciplinares que abordem os desafios multifacetados das famílias e crianças, em particular daquelas que estão em maior risco de desproteção, discriminação e exclusão;
- Criação de condições para que as crianças desintegradas das suas famílias de origem possam crescer em ambientes familiares.
Os primeiros anos são um período fundamental para que o processo do neuro-desenvolvimento se faça de forma a permitir que a criança desenvolva competências de autorregulação, de empatia e de autoconfiança e as capacidades de aprender, de construir relacionamentos positivos e de interagir com o meio que a rodeia.
Diversos estudos também demonstram que muitas das principais preocupações de saúde pública na vida adulta (por exemplo, obesidade, doenças cardíacas e problemas de saúde mental) estão relacionadas com experiências vivenciadas durante os primeiros 1.000 dias de vida. O que acontece nestes primeiros meses e anos poderá também ter impacto na sua formação como pessoa, na escolaridade e na futura empregabilidade.
A Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade nasce no seio da ‘First Years First Priority’, a campanha europeia de promoção de Early Childhood Development, coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com a European Public Health Alliance e o Roma Education Fund, e visa influenciar investimentos e políticas públicas para a importância do desenvolvimento infantil (Early Childhood Development – ECD) de forma a garantir oportunidades a todas as crianças dos 0 aos 6 anos na Europa.
A campanha abrange 9 países da Europa (Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Portugal, Sérvia, Romênia) sob a liderança de coordenadores nacionais (FNSBS, no caso de Portugal), que ajudarão a criar coligações amplas de parceiros nacionais para campanhas mais fortes a nível nacional.
Toda a informação sobre a campanha www.primeirosanos.com
Redes Sociais