A intervenção com a Newborn Behavioral Observations (NBO) no recém-nascido, lactente e sua família: a scoping review

Martins, P.A.C, Malheiro, M.I.D.C, Sousa, M.O.C.L (2018). A intervenção com a Newborn Behavioral Observations (NBO) no recém-nascido, lactente e sua família: a scoping review. Pensar Enfermagem, Vol. 22 Nº2, 2 semestre 2018.

Resumo

Enquadramento: Brazelton desenvolveu a escala de Observação Comportamental Neonatal (NBO) como uma ferramenta para observação do comportamento e apoio ao desenvolvimento da criança. A evidência científica mostra que a NBO promove uma vinculação segura e saúde mental nos pais e filhos, pelo que tem sido usada para apoiar a parentalidade durante os primeiros 3 meses de vida. Objetivo: O objetivo desta Scoping é examinar e mapear o conhecimento existente sobre a utilização da NBO. Conclusão: A NBO mostrou-se um instrumento flexível, visto poder ser aplicado por diversos profissionais e em diferentes contextos. A sua utilização permitiu uma maior interação entre pais e filhos,, maior autoconfiança e satisfação, maior competência e conhecimento sobre desenvolvimento infantil pelos pais, redução da depressão e ansiedade pós-parto, favorecendo também a relação e a confiança com o profissional de saúde. Por outro lado, pela perspetiva dos profissionais envolvidos na intervenção com a NBO, estes sentem-se mais autoconfiantes e com maior conhecimento sobre a aplicação da intervenção. A NBO pode ser uma intervenção eficaz para melhorar o envolvimento, encorajar e promover a transição do papel parental e a vinculação segura, a ser integrada nas políticas de saúde. No entanto, nenhum dos estudos avalia a eficácia dos enfermeiros na intervenção com NBO, no contexto dos cuidados de saúde primários, razão que justifica a necessidade de realizar uma investigação primária.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com