Child Engagement in Inclusive Preschools: Contributions of Classroom Quality and Activity Setting

Vera Coelho, Joana Cadima & Ana Isabel Pinto (2019). Child Engagement in Inclusive Preschools: Contributions of Classroom Quality and Activity Setting, Early Education and Development, 30:6, 800-816.

Resumo

A qualidade do processo pré-escolar e o contexto de atividades são considerados aspetos importantes que influenciam o envolvimento das crianças. Como tal, é importante compreender como os contextos educativos podem promover o envolvimento, particularmente para crianças com deficiência e/ou em risco. Este estudo observacional descreve a qualidade do processo e o contexto de atividades em pré-escolas inclusivas, analisando o seu papel preditivo para o envolvimento da criança. Os participantes foram 184 crianças que frequentavam 39 pré-escolas. Foram considerados três grupos de crianças, aninhadas em salas de aula: com deficiências (n = 45), em risco (n = 59), em desenvolvimento típico (n = 80). A Observação de Crianças na Pré-Escola avaliou o envolvimento e o contexto de atividades; o Sistema de Pontuação de Avaliação da Sala de Aula avaliou a qualidade das interações professor-criança. Conclusões da investigação: Os resultados das regressões de vários níveis mostram que o apoio emocional e a organização da sala de aula e mais tempo no jogo livre estavam a prever positivamente o envolvimento da criança, enquanto que mais tempo no grupo completo era um preditor negativo do envolvimento. Para além destes efeitos principais, foi encontrado um efeito de interação entre o funcionamento do desenvolvimento infantil e os contextos de atividade. Para as crianças em risco, mais tempo em atividades de grupo completo teve maiores efeitos negativos no envolvimento das crianças. Para crianças com deficiências, mais tempo em jogos livres teve maiores efeitos positivos no envolvimento da criança. Prática ou política: Os resultados contribuem para informar os professores sobre a importância de individualizar interações e planear contextos de atividades para promover o envolvimento e a participação em pré-escolas inclusivas.

Artigo completo

 

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com