Predictors of parental concerns about child weight in parents of healthy-weight and overweight 2-6 year olds

Gomes, A. I., Barros, L., & Pereira, A. I. (2017). Predictors of parental concerns about child weight in parents of healthy-weight and overweight 2–6 year olds. Appetite, 108, 491-497.

Resumo

Introdução: A perceção e a preocupação parental em relação ao peso da criança podem ajudar a promover comportamentos alimentares saudáveis nos pais. Compreender os fatores que influenciam as preocupações dos pais sobre o excesso de peso na infância pode ajudar os profissionais a definir estratégias mais eficazes para trabalhar com as famílias. Este estudo teve como objetivo avaliar as preocupações dos pais sobre o peso dos seus filhos e identificar possíveis preditores das preocupações dos pais sobre o peso em pais de crianças com peso saudável e com excesso de peso, separadamente. Material e métodos: A recolha de dados foi realizada no âmbito de um estudo transversal. Os pais de 339 crianças com idades entre 2 e 6 anos responderam ao Questionário de Hábitos Alimentares Infantis e avaliaram a sua perceção e preocupações sobre o peso e a qualidade da dieta dos seus filhos. O índice de massa corporal das crianças foi avaliado e duas amostras foram definidas de acordo com o estado nutricional da criança: crianças com peso saudável (N = 230) e crianças com excesso de peso (N = 109). A regressão logística binomial foi usada para identificar os preditores da preocupação dos pais em relação ao peso da criança em cada amostra. Resultados: A preocupação dos pais com o peso da criança foi moderada em ambos os grupos. Em crianças com peso saudável, a perceção dos pais em relação ao peso da criança, preocupação com a dieta da criança e a ingestão de alimentos saudáveis ​​por parte da criança foram identificados como preditores significativos da preocupação dos pais em relação ao peso da criança. No grupo de crianças com excesso de peso, a perceção dos pais sobre o peso da criança, a preocupação com a dieta da criança e a perceção da qualidade da dieta da criança foram identificados como preditores significativos da preocupação dos pais, sendo o sexo da criança e a recordação das advertências do médico sobre o excesso de peso da criança preditores marginais. Conclusões: Os resultados mostram que a preocupação com o peso da criança nesses dois grupos de pais compartilham alguns determinantes comuns, mas também diferem em relação a outros fatores, sugerindo a necessidade de considerar essas diferenças ao trabalhar com pais de crianças pequenas com diferentes status nutricionais.

Artigo completo

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com