Two sides of the same well-child visit: Analysis of nurses’ and families’ perspectives on empowerment in health counselling

Borges Rodrigues, S., Parisod, H., Barros, L., & Salanterä, S. (2020). Two sides of the same well-child visit: Analysis of nurses’ and families’ perspectives on empowerment in health counselling. Journal of Advanced Nursing76(12), 3448–3463.

Resumo

Objetivos: Explorar o nível de empowerment do aconselhamento em saúde em consultas de vigilância de saúde infantil, considerando as perspetivas da enfermeira e da família; examinar os fatores que lhe estão associados. Enquadramento: O empowerment assume elevada prioridade na estratégia mundial de saúde, sendo defendido pelos seus benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas. Desenho do Estudo: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e correlacional. Métodos: Os dados foram recolhidos entre janeiro de 2018 e outubro de 2019 a partir de uma amostra por conveniência de 82 famílias, que realizaram a consulta de vigilância de saúde infantil dos 5 anos de idade, e de 25 enfermeira, em unidades funcionais de saúde em Portugal. As famílias e enfermeiras avaliaram a mesma consulta utilizando a versão portuguesa de Empowering Speech Practice Scale, que compreende duas subescalas (a ação da enfermeira e a ação da família). Os questionários também incluiram a versão portuguesa dos instrumentos Parental Longitudinal Continuity in Primary Care e Family Nutrition and Physical Activity, questões antropométricas e sociodemográficas. Para análise dos dados utilizámos a estatística descritiva, testes-t para amostras emparelhadas, análise de variância e análise de regressão. Resultados: Enfermeiras e famílias relataram que o empowerment foi praticado num nível elevado. Os elementos do processo de empowerment mais praticados foram os da subescala de ação dos enfermeiros (e.g., construção de uma atmosfera positiva) e os menos praticados foram os da subescala de ação das famílias (e.g, revelação). Foi encontrada uma discrepância entre as avaliações realizadas pelas enfermeiras e pelas famílias no fornecimento de informação e de conselhos individualizados, na revelação, e na colocação de questões, com as famílias a relatarem pontuações mais elevadas. A formação dos enfermeiros em empowerment e em obesidade foi associada a pontuações mais elevadas na subescala de ação dos enfermeiros. A menor familiaridade da família com a unidade funcional de saúde e com a enfermeira, e famílias com crianças com pré-obesidade foram associados a pontuações nas duas subescalas. Conclusões: Embora a experiência positiva reportada pelas enfermeiras e famílias seja um achado importante, as razões para as diferenças nas percepções de empowerment requerem mais investigação. Impacto: A versão portuguesa do Empowering Speech Practice Scale pode ser um instrumento útil para avaliar os serviços, do ponto de vista dos profissionais e das famílias, e para identificar áreas de melhoria.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com