Melhores dados e melhor investimento
Os perfis de nove países enfatizam a necessidade de dar maior atenção ao Desenvolvimento Infantil em toda a Europa, melhores dados e melhor investimento.
Hoje, julho 22, 2021, a Campanha First Years First Priority lançou um conjunto de Country Profiles – Perfis do país- e uma Análise Transversal, destacando a necessidade de melhores dados e maior investimento em políticas públicas para o desenvolvimento infantil ( ECD – Early Childhood Development).
Nove países partilham dados recolhidos pelos coordenadores das campanhas nacionais na Bulgária, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Portugal, Roménia e Sérvia. Cada Perfil reflete o estado atual do ECD no país e inclui secções sobre seis áreas-chave – pobreza infantil, saúde e nutrição materna e infantil, segurança e proteção da criança, aprendizagem precoce, incluindo educação e cuidados na primeira infância (Early Childhood Educational Care – ECEC), apoio parental e familiar, e coordenação intersectorial para o ECD. Estes Perfis utilizaram os dados disponíveis para destacar prioridades nacionais relacionadas com o Desenvolvimento Infantil.
Com os Country Profiles, é apresentada uma Análise Transversal- uma fotografia dos dados sobre o desenvolvimento infantil e as políticas implementadas em 9 países-, que sintetiza esses dados, fornecendo informações essenciais sobre os resultados nestes países:
- A escassez de dados sobre crianças nos seus primeiros anos de vida – especialmente crianças com menos de três anos – em todas as áreas políticas, indica um conhecimento e uma atenção sobre o desenvolvimento infantil insuficientes.
- A limitação ou inexistência de dados desagregados sobre a vida das crianças menores de seis anos – especialmente as menores de três anos – que vivem na pobreza e em exclusão social dificultam os esforços para melhorar as políticas públicas e o investimento em crianças pequenas que enfrentam múltiplas vulnerabilidades que se cruzam.
- É necessário garantir o acesso universal à educação e à cuidados (inclusive de saúde) na primeira infância em todos os países, especialmente para as crianças mais jovens e mais vulneráveis.
- É necessária uma abordagem multissectorial integrada das políticas e do financiamento para a primeira infância, com liderança e coordenação que dê resposta às necessidades das crianças e das famílias de uma forma abrangente.
Há um reconhecimento generalizado de que os primeiros anos das crianças são fundamentais para o seu desenvolvimento saudável e para o seu bem-estar.
São necessárias melhores medidas políticas e investimento público na primeira infância para garantir que cada criança tenha o melhor começo de vida.
A Análise destaca as prioridades que podem ajudar os decisores políticos a identificar onde intervir com prioridade. Iniciativas como a Garantia Europeia para a Infância, a Recomendação do Conselho sobre Educação e Cuidados na Primeira Infância de Alta Qualidade e a Estratégia da UE sobre os Direitos da Criança devem ser aproveitadas pelos governos para apoiar o desenvolvimento infantil como prioridade nacional.
Consulte a Análise Transversal e os 9 Country Profiles (em inglés).
Consulte o Country Profile Portugal (em português).
Redes Sociais