A nossa prioridade

Os primeiros meses e anos de vida são períodos de oportunidade única na formação física, mental e emocional de cada criança. O cérebro desenvolve-se a um ritmo intenso e irrepetível nos primeiros 1.000 dias de vida. A exposição prolongada à adversidade e ao stress tóxico nos primeiros meses e anos de vida, pode ter consequências na saúde, na aprendizagem, no comportamento e bem-estar ao longo da vida. Existem evidências científicas esmagadoras, em diversas disciplinas – pedagogia, ciências sociais, neurociência, psicologia e economia-, sobre a importância da qualidade do desenvolvimento na primeira infância.

Este período é fundamental para que o processo do neuro-desenvolvimento se faça de forma a permitir que a criança desenvolva competências de autorregulação, de empatia e de autoconfiança e as capacidades de aprender, de construir relacionamentos positivos e de interagir com o meio que a rodeia.

Diversos estudos também demonstram que muitas das principais preocupações de saúde pública na vida adulta (por exemplo, obesidade, doenças cardíacas e problemas de saúde mental) estão relacionadas com experiências vivenciadas durante os primeiros 1.000 dias de vida.

Apesar das evidências, essa etapa do ciclo de vida – os primeiros anos de vida – recebe relativamente pouca atenção na sociedade e nas políticas públicas. 

Para colmatar a lacuna entre o que sabemos sobre a importância do desenvolvimento infantil na primeira infância e a realidade vivenciada pelas crianças, é necessário promover uma maior consciência sobre os desafios que as famílias enfrentam ao cuidar dos seus filhos pequenos e sobre as políticas e intervenções que as ajudarão a enfrentá-los.

Foco:

A Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade tem como foco dar prioridade às crianças até aos 6 anos de idade, com atenção especial nos primeiros 1.000 dias de vida, enraizada no entendimento de que:


Reconhecer e valorizar a importância dos primeiros anos de vida é fulcral na sustentabilidade de qualquer sociedade. Não o fazer leva a que sejam ainda muitas as crianças que não têm oportunidade de desenvolver todo o seu potencial, nomeadamente quando em situação de pobreza e/ou exclusão social, e que continuemos a tentar mitigar as consequências (através de transferências sociais, apoios escolares, respostas sociais, etc.) ao invés de atuarmos sobre as causas".

Bolacha-mae - 600

Em concreto defendemos:

A campanha nacional faz parte da campanha europeia que visa garantir que o desenvolvimento infantil (Early Child Development - ECD) permaneça no topo da agenda social, construindo uma forte comunidade de defensores deste objetivo a nível nacional e da União Europeia. Queremos que os decisores de políticas e investimentos, nos países envolvidos na campanha e nas instituições da UE, compreendam melhor como o desenvolvimento infantil promove a inclusão e se comprometam a adotar uma abordagem integrada e multissetorial para o desenvolvimento infantil.

PARTILHA NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com