A Educação como um processo de humanização

“Os primeiros anos de vida são fulcrais na aprendizagem e desenvolvimento humano. Nesta perspetiva, as Misericórdias compreendem o processo de educação como um processo de humanização onde, através da interação com os outros em atividades socioculturais e pedagógicas, nos apropriamos da herança cultural, da linguagem e dos recursos que a comunidade põe ao nosso dispor.

As condições de vida da criança, a forma como é estimulada e amada durante os primeiros anos de vida constituem a matriz da sua ação futura, quer no plano do seu desempenho escolar e social, quer no plano das relações sociais e afetivas que vai estabelecer.

Entendemos que os objetivos educacionais referidos são relevantes para cada uma das Misericórdias de Portugal, enquanto agentes da comunidade e promotoras do desenvolvimento humano. Tem sido muito importante o apoio dado neste último ano pelas Misericórdias em que as condições socioeconómicas se deterioraram drasticamente e muitas famílias ficaram abaixo das condições de sobrevivência.

Consideramos essencial que num futuro próximo haja disponibilidade para capacitar profissionais, que venham a adquirir os skills necessários para uma interação cooperante com a família, promovendo nelas as competências e recursos, por forma a encontrar soluções que respondam adequadamente às suas necessidades e das suas crianças.”

Manuel de Lemos

Presidente da União das Misericórdias Portuguesas

 

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com