A Força de uma Cascata de Cuidados!

O conhecimento que hoje temos sobre a relevância dos primeiros 1000 dias de vida (Cusick & Georgieff, 2016), como fundação da Pessoa na sua plenitude, oferece-nos uma oportunidade extraordinária para potenciar novas teorias da mudança e estratégias inovadoras que apoiem o bem-estar e desenvolvimento de crianças, famílias, profissionais e comunidades.

Neste contexto, existe uma base científica muito robusta acerca da importância das relações na expressão do bem-estar inerente ao cuidar e ser cuidado – o relatório “Das Melhores Práticas aos  Impactos Transformadores” do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (2016), afirma a força que relacionamentos atenciosos, adultos carinhosos e experiências positivas no início da vida têm na construção de uma forte arquitetura cerebral para as crianças.

Cabe-nos então, no cerne do nosso compromisso com cada criança, cada família e com as suas condições de vida, afirmar e materializar a relação como a essência do humano (Brito, 2019); cabe-nos afirmar a necessidade de uma cascata de cuidados (Gomes-Pedro, 2017), multidimensional, sistémica. E é aqui que uma intervenção em rede, colaborativa pode fazer toda a diferença!

No tempo de Pandemia que vivemos, o mais recente Relatório da UNICEF Portugal (2020) alerta-nos que esta situação colocou em evidência “desigualdades pré-existentes, como a desigualdade digital, de pobreza ou género, entre outras.” (UNICEF, 2020, p.3). Falar da pobreza na infância é, desde logo, sentir a nossa fragilidade e vulnerabilidade humana no âmago de quem somos; é sentir a ferida que abre na nossa dignidade, no respeito mais profundo pela vida, nas suas mil possibilidades (Brito, 2020).

É com esta lente sistémica que aproximamos o nosso olhar das crianças mais novas – que “são altamente dependentes de um ambiente acolhedor e amoroso e de recursos físicos e económicos” (Sarmento & Veiga, 2011, p.22) – para que o bem-estar, transversal na Convenção dos Direitos da Criança, se traduza em realidade.

Como tão bem afirma a Rede Europeia Anti Pobreza (2020), temos de lutar para “garantir uma política social solidária com uma ação multidisciplinar e integrada” defendendo ainda que “este combate não pode ser apenas travado pelos órgãos do Estado. É um combate nosso, de todo o Portugal” – aqui estamos, e prosseguimos juntos, para o edificar – com a convicção, força e compromisso de uma visão e missão partilhada!

Ana Teresa Brito

ISPA-Instituto Universitário

Membro do Conselho de Administração da Fundação Brazelton Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com