Rede Nacional

Somos uma rede nacional constituída por entidades públicas, privadas e do sector social, que tem o objetivo comum de defender e demonstrar, com estudos e práticas, a importância dos primeiros anos no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida.

Participamos na campanha nacional de promoção do Desenvolvimento Infantil Primeiros Anos a Nossa Prioridade, para colocar o tema na agenda em Portugal e promover uma maior consciência de toda a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida e dos direitos da criança no processo de desenvolvimento humano, visando a construção de uma sociedade saudável e sustentável.

Através dessa coligação será possível:

Reunimos parceiros que cooperam e participam ativamente na dinamização desta campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, ajudando a passar a mensagem e a dar maior visibilidade junto das suas próprias redes de parceiros e públicos.

A rede nacional é de adesão voluntária e aberta à sociedade, formalizando-se através de protocolos de ação.

Observação: A apresentação das entidades respeita a sequência na adesão à iniciativa.

A FNSBS é uma instituição focada, desde 1951, na promoção da saúde e na prevenção da doença, com especial incidência na gestação, na saúde da criança e do adolescente e em abordagens preventivas, prosseguindo o bem geral e a aposta estratégica no investimento nos primeiros anos de vida e na promoção da saúde, como modo de construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.

A CNPDPCJ tem como missão contribuir para a planificação da intervenção do Estado e para a coordenação, acompanhamento e avaliação da ação dos organismos públicos e da comunidade na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.

Parceiros Nacionais - IAC
O IAC é uma instituição fundada em 1983, que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, tendo desde a sua fundação dedicado particular atenção à promoção da saúde nos primeiros anos de vida da criança.

A CNIS é a organização confederada das instituições particulares de solidariedade social, tem âmbito nacional, prossegue fins não lucrativos. Tem por finalidade defender e promover o quadro de valores comum às instituições particulares de solidariedade social, procurando muito em particular, entre outros objetivos, preservar a identidade das instituições particulares de solidariedade social, de modo especial no que respeita à sua preferencial acção junto das pessoas, famílias e grupos mais carenciados, fomentando o exercício dos seus direitos de cidadania.

A UMP é uma organização de cúpula criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Santas Casas de Misericórdia, defendendo os seus interesses e organizando serviços de interesse comum. Enquanto entidade de economia social, tem pautado a sua atuação pelo diálogo não só com as Misericórdias, mas também com parceiros institucionais variados e, ao longo da sua existência, tem sabido antecipar problemas sociais variados, propondo, nesse sentido, soluções adequadas e eficazes.

A UNICEF Portugal é uma organização não-governamental que tem como missão a promoção e a defesa dos direitos das crianças, sensibilizando o público e decisores políticos para os Direitos da Criança, em especial para as crianças em situação de maior vulnerabilidade.

A Fundação BGP é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada em 2010, cuja missão é fomentar, desenvolver e difundir um novo paradigma de intervenção clínica inspirado num Modelo Relacional, no pressuposto de que favorecer o vínculo do bebé à sua família tem repercussões significativas ao longo do desenvolvimento. É propósito da Fundação fazer convergir, contingentemente, objetivos científicos inspiradores de uma intervenção essencialmente preventiva. Está subjacente a todas as atividades da Fundação o objetivo de garantir a sensibilização para uma Cultura da Criança que se deseja inspiradora de toda a Sociedade Portuguesa.
Fundação do Gil- 02
A Fundação do Gil é uma pessoa coletiva de natureza fundacional, sem fins lucrativos, e declarada de utilidade pública, que tem como fins estatutários contribuir para o bem-estar, a valorização pessoal e a plena integração social das crianças e dos jovens, mediante a realização, promoção, participação ou patrocínio de ações de caracter cultural, educativo, artístico, científico, social e de assistência.
A AEEP é uma instituição dedicada a assegurar o desenvolvimento do ensino particular e cooperativo não superior, promovendo a defesa dos direitos e liberdades fundamentais no domínio da educação e do ensino, e, designadamente, a liberdade de ensinar e de aprender, o direito de opção educativa e a igualdade de oportunidades e de condições de acesso e de frequência no quadro do sistema educativo.

A APEI é uma instituição dedicada à promoção da formação e informação na área da Educação de Infância, para a promoção da identidade, do desenvolvimento profissional e ético e para a inovação nas práticas educativas dos seus associados e dos profissionais em geral e parceiro nas políticas educativas para crianças dos 0 aos 6 anos.

A Fundação Aga Khan (AKF) atua em Portugal desde 1983 em áreas temáticas relacionadas com a educação e desenvolvimento na infância (ECD), desenvolvimento comunitário e fortalecimento da sociedade civil, com ênfase na inclusão de pessoas com origem migrante e com séniores (envelhecimento). Globalmente, mas também com grande expressão em Portugal, a Fundação Aga Khan (AKF) desenvolve investigação e programas em educação e desenvolvimento da infância (ECD) visando assegurar que as crianças têm um bom começo de vida, influenciar a qualidade dos sistemas e instituições, investindo nos profissionais e ecossistemas que asseguram bem-estar e aprendizagem.

A ANIP é uma instituição que tem como objeto a implementação de todas as ações relacionadas com a intervenção precoce, destinadas a crianças, dos zero aos seis anos e suas famílias e agentes das respetivas comunidades, para apoiar e promover as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento da criança e seu bem-estar emocional, fortalecer as competências da sua família e outros cuidadores e promover a sua inclusão social.

A Cáritas Portuguesa é uma pessoa jurídica pública de natureza fundacional, sendo a união das 20 Cáritas Diocesanas de Portugal e tem por objetivos a assistência, a promoção social e o desenvolvimento solidário.

A Associação Protectora da Primeira Infância (APPI) é uma instituição, criada em 1901, dedicada ao acolhimento e educação de crianças entre os 0 e os 3 anos, dando prioridade às famílias mais carenciadas.

Obras Sociais de Viseu tem como visão ser um parceiro de referência na intervenção social e comunitária, promovendo a saúde, a segurança a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão.

A Caminhos da Infância é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, membro da International Society for the Prevention of Child Abuse and Neglect, que, desde 2014, promove a prevenção dos maus-tratos na infância, através da sua campanha “A infância não se repete”.

A Umbilical é uma associação desde 2017 com a finalidade de trabalhar em prol da promoção do bem-estar emocional na gravidez e pós-parto, que visa assistir a mulher, companheiro/a e/ou restante família, independentemente da sua cultura, etnia, idade, religião, crenças ou estado civil.

A CPCJ-Oeiras  é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional, cuja intervenção tem como objetivo promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

 A Fundação Bissaya Barreto é uma Instituição de Solidariedade Social com intervenção nas áreas social, da educação, formação profissional e da cultura, que acompanha e atende às emergências sociais de cada novo tempo colocando o seu capital de experiência, estratégias e recursos ao serviço do desenvolvimento sustentável e da coesão social.

 A ESEL é uma instituição de ensino superior politécnico que visa a formação humana nos seus aspetos cultural, científico, técnico, ético, estético e profissional, no domínio da enfermagem, assente numa atitude permanente de inovação científica, em estreita ligação com a comunidade numa perspetiva de desenvolvimento e valorização recíprocos.

O ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida tem na sua missão a qualificação de alto nível e a produção e difusão do conhecimento nos domínios das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, bem como a formação cultural, tecnológica, científica e cívica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.

DGE – é o serviço central da administração direta do Estado a quem compete coordenar, acompanhar e propor orientações, em termos pedagógicos e didáticos, da educação pré-escolar, dos ensinos básicos e secundário e da educação extra escolar e de apoio técnico à sua formulação, incidindo sobretudo, nas áreas do desenvolvimento curricular, dos instrumentos de ensino e avaliação e dos apoios e complementos educativos.  

A ProChild CoLAB desenvolve uma estratégia nacional no combate à pobreza e à exclusão social na infância enquadrada numa abordagem científica transdisciplinar, articulando os setores público e privado, vinculando académicos e profissionais no terreno, e contribuindo ativamente para políticas públicas baseadas em evidência científica. 

O Colégio Origami é uma instituição dedicada ao apoio a crianças desde a aquisição da marcha aos 6 anos, prestando um serviço de apoio às famílias, mas acima de tudo na educação das crianças desde a primeira infância.

O SNIPI – Sistema Nacional de Intervenção Precoce- integra um conjunto organizado de serviços da responsabilidade dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social e da Educação, ao nível nacional, regional e local, dirigido a crianças entre os 0 e os 6 anos e suas famílias e tem como missão garantir a Intervenção Precoce na Infância.

A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço – Instituição de Solidariedade, fundada em 1517 que tem vindo a prestar apoios sociais aos mais desfavorecidos. Dedica-se a três áreas de intervenção prioritárias, apoio ao Idoso, Infância e Ação Social e disponibiliza um conjunto de serviços imprescindíveis à melhoria da qualidade de vida da população desfavorecida, nomeadamente equipamentos de Infância, entre muitos outros.

A ABSHALOM é uma instituição de solidariedade dedicada ao apoio: à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo; à família; às pessoas idosas; às pessoas com deficiência e incapacidade; à integração social e comunitária; e à proteção social dos cidadãos nas eventualidades da doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho. 

PARTILHA NAS REDES SOCIAIS:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com