Activity settings in toddler classrooms and quality of group and individual interactions

Carolina Guedes, Joana Cadima, Teresa Aguiar, Cecília Aguiar, Clara Barata (2020). Activity settings in toddler classrooms and quality of group and individual interactions, Journal of Applied Developmental Psychology, Volume 67, March-April 2020,101100.

Resumo

Este estudo examinou a variação da qualidade da interação, tanto a nível do grupo como das crianças, em diferentes contextos de atividade nas salas de creche. Os participantes eram 104 crianças, com uma média de 30,4 meses de idade, das quais 53,8% eram rapazes. As interações educador-criança, a nível de grupo, e as interações da criança com os seus educadores, pares e tarefas, a nível de criança, foram observadas através de gravações em vídeo em quatro contextos de atividade, nomeadamente jogos livres, atividades académicas precoces, atividades estéticas/artes e refeições. Foram observadas as interações a nível de grupo com o CLASS Toddler, e as interações a nível de criança com o inCLASS Toddler. Os resultados mostraram que a qualidade das interações a nível de grupo e de criança variou entre diferentes contextos de atividade, mas nem sempre na mesma direção. Os resultados sugerem que os contextos de atividade desempenham um papel importante na explicação da qualidade das interações experimentadas pelas crianças de tenra idade. São discutidas as implicações para os educadores da primeira infância.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com