As artes visuais e as práticas pedagógicas de professoras de bebês e crianças pequenas: olhares sobre a produção artística nesse contexto

De Oliveira Menezes, Eunice Andrade; Silva, Suely Andrade de Oliveira. As Artes Visuais e as Práticas Pedagógicas de Professoras de Bebês e Crianças Pequenas: Olhares sobre a Produção Artística nesse Contexto. Revista Científica/FAP, [S.l.], jul. 2018. ISSN 1980-5071.

Resumo

O estudo tem os objetivos precípuos de: conhecer práticas pedagógicas que contornam a produção artística de bebês e crianças pequenas e dialogar acerca da ligação entre formação docente e postura profissional em Artes Visuais. Como principais aportes teóricos traz Lavelberg (2003;2008) e Fusari; Ferraz (1993) quanto ao ensino de Artes na escola; o Referencial Curricular para a Educação Infantil-RCNEI (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), na perspectiva das Artes Visuais como formas de possibilitar às crianças oportunidades de expressão e linguagens; bem como a Abordagem Triangular de Ensino de Arte (BARBOSA, 2007) como ação questionadora na formação de professores. Como metodologia adotou-se a abordagem qualitativa com dados obtidos através de um questionário aplicado a 10 professoras atuantes em creches e pré-escolas de dois municípios cearenses. O material analisado resultou em algumas recomendações para professores de Educação Infantil no que concerne a práticas docentes para o trabalho com Artes Visuais. A primeira diz respeito ao indiscutível imperativo de superação das carências geradas pela formação inicial, o que implica seu entendimento como um continuum. A segunda refere-se a necessidade de visitas, pelo professor/pela professora, a espaços culturais, como museu, teatro, cinema, pinacoteca, dentre outros lócus educativos não formais, porém, altamente favoráveis à formação e à ampliação cultural do professor/da professora infantil.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com