Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics

Sílvia Barros, Joana Cadima, Donna M. Bryant, Vera Coelho, Ana Isabel Pinto, Manuela Pessanha, Carla Peixoto (2016). Infant child care quality in Portugal: Associations with structural characteristics. Early Childhood Research Quarterly, Volume 37, 4th Quarter 2016, Pages 118-130.

Resumo

Este estudo examina a qualidade das creches em Portugal através de uma abordagem multi-medida e investiga as associações entre as dimensões da qualidade do processo e os indicadores de qualidade estrutural. Foram observadas noventa salas de creche durante duas manhãs completas com a Escala de Classificação do Ambiente Infantil (ITERS-R), o Sistema de Pontuação de Avaliação de Sala de Aula-Infantil (CLASS-Infant) e a Escala de Interação de Cuidadores (CIS). Os resultados revelaram que uma estrutura de dois fatores de qualidade de processo com os domínios (a) Relacionamentos e (b) Utilização do Espaço e Materiais forneceu o melhor ajuste aos dados. Dos indicadores estruturais que foram examinados, a formação de professores mostrou a relação mais robusta com ambos os domínios da qualidade do processo. Além disso, as salas  com grupos mais pequenos e em creches localizadas em áreas não urbanas mostraram provavelmente relações mais sensíveis entre professores e crianças. Estas conclusões têm implicações para as políticas públicas e os esforços de desenvolvimento profissional nas creches.

Artigo completo

 

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com