Scaffolding patterns of dialogic exchange in toddler classrooms

Jenni Salminen, Heli Muhonen, Joana Cadima, Valentina Pagani, Marja-Kristiina Lerkkanen (2021). Scaffolding patterns of dialogic exchange in toddler classrooms. Learning, Culture and Social Interaction,Volume 28, March 2021, 100489.

Resumo

O presente estudo investiga com que frequência os episódios de troca dialógica podem ser identificados nas interações entre educadores e crianças durante as brincadeiras e atividades académicas emergentes, que tipo de estratégias de andaime os educadores utilizam durante os episódios de troca dialógica e, em última análise, que tipo de padrões de andaime de troca dialógica podem ser identificados com base na utilização de estratégias de andaime por parte dos educadores. As interações educador-criança foram gravadas em vídeo em sete países europeus, em duas salas de aula para crianças em cada país. As gravações vídeo de atividades académicas emergentes e de atividades lúdicas foram transcritas e analisadas, combinando os princípios teóricos e uma análise de conteúdos baseada em dados. Em primeiro lugar, foram identificados 69 episódios de troca dialógica. Em segundo lugar, os episódios foram analisados relativamente à utilização de estratégias pelos educadores e depois divididos em três padrões de andaime de troca dialógica que se caracterizaram por 1) ação de andaime; 2) processo de pensamento de andaime; e 3) diálogo educativo de andaime. Embora os episódios de troca dialógica identificados tenham sido relativamente raros, indicavam a competência dos educadores para a utilizaçao do método andaime para diferentes fins através do diálogo. Os resultados desvendam o potencial da troca dialógica com crianças muito pequenas e fornecem exemplos concretos de estratégias de andaime eficazes, benéficas tanto para os educadores tanto no âmbito da formação inicial como da formação em serviço.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com