Stability and change in teacher-infant interaction quality over time

Manuela Pessanha, Carla Peixoto, Sílvia Barros, Joana Cadima, Ana Isabel Pinto, Vera Coelho, Donna M. Bryant (2017). Stability and change in teacher-infant interaction quality over time. Early Childhood Research Quarterly, Volume 40, 3rd Quarter 2017, Pages 87-97.

Resumo

Dado que um número crescente de bebés passa parte do dia em creches em muitos países, é essencial compreender as experiências de educação e cuidados dos bebés nestes ambientes. Os objetivos deste estudo são examinar a mudança na qualidade da interação educador-criança ao longo do tempo, e determinar em que medida as características estruturais do professor e da sala de aula estão associadas à mudança na qualidade da interação educador-criança. Participaram neste estudo noventa salas de puericultura da grande área metropolitana do Porto, Portugal. Cada sala foi observada duas vezes (intervalo de 6 meses entre o Tempo 1 e o Tempo 2) por observadores formados e fiáveis, utilizando a Escala de Classificação do Ambiente Infantil (ITERS-R; Harms et al., 2006), o Sistema de Pontuação da Avaliação da Sala de Aula – Infantil (CLASS-Infant; Hamre et al., 2014), e a Escala de Interação de Cuidadores (CIS; Arnett, 1989). Além disso, os educadores forneceram informações demográficas sobre si próprios e características estruturais da sala. Os resultados globais indicaram que a qualidade das interações educador-criança mudou ao longo do tempo, com uma tendência geral para uma qualidade inferior no Tempo 2. O aumento do rácio criança:adulto de Tempo 1 para Tempo 2 foi um importante preditor dos níveis de qualidade do processo no Tempo 2, depois de controlar a qualidade anterior e outras características estruturais. Estes resultados podem ser informativos para a definição de políticas, uma vez que o tamanho do grupo e o número de adultos por sala de aula são características reguladas das creches em muitos países, incluindo Portugal.

Artigo completo

 

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com