E agora? Urge dar passos que colmatem lacunas e reestabeleçam as prioridades
Do Encontro Os Primeiros Anos Contam! e agora?, que decorreu no dia 17 de setembro de 2021, emana um forte consenso: face às inúmeras evidências científicas e aos múltiplos dados e reflexões partilhados, é muito mais o que se sabe hoje sobre a importância dos primeiros anos de vida e, como tal, urge dar passos que colmatem lacunas e reestabeleçam as prioridades, na busca de uma sociedade mais saudável e sustentável e de pessoas mais felizes.
O Encontro resulta do compromisso e interação de uma coligação integrada por 25/26 entidades (representando milhares de organizações em Portugal) no quadro da campanha – Primeiros Anos a Nossa Prioridade
As Conclusões do Encontro são base e fundamento para as propostas de ação que a campanha tem o compromisso de propor muito em breve.
Na sessão de encerramento, a Senhora Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que sublinhou a importância e oportunidade da iniciativa, visando a necessidade de progressos na desinstitucionalização de crianças, na orientação educativa da primeira infância e no acesso real à saúde, educação, habitação e nutrição de todas as crianças. Neste contexto sublinhou ainda que a Garantia para a Infância instituída a nível europeu na presidência portuguesa vai ajudar a materializar estes passos.
Consulte o Programa que contou com grandes especialistas, médicos, magistrados, economistas, psicólogos, especialistas em política social, enfermeiros, educadores, professores catedráticos e investigadores, formadores, representantes das Direções Gerais da Saúde e da Educação, altos responsáveis por instituições públicas e não governamentais, nos diversos painéis – Keynote Speakers; O Desenvolvimento Infantil; Vínculo Seguro, Família e Acolhimento; O Perfil de Portugal e Outros Dados; Direitos e Realidade; Tempo de Brincar, cuidar e educar.
Toda a sessão está disponível no canal . Youtube Primeiros Anos a Nossa Prioridade e no Facebook FNSBS.
Consulte as apresentações e comunicações do Encontro.
Acerca da campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade:
- Através de uma coligação nacional de entidades (até ao momento 25 entidades parceiras) e com o Alto Patrocínio de sua excelência o Presidente da República, a Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, procura reforçar a importância de proporcionar um bom início de vida a todas as crianças, alertando para o desenvolvimento nos primeiros 1000 dias de vida como período de oportunidade única na formação física, mental e emocional de cada criança, com consequências no bem-estar, na saúde ao longo da vida, na aprendizagem, e, até, na futura empregabilidade.
- A Visão orientadora da campanha é a de influenciar políticas e investimentos, de modo a todas as famílias terem o suporte que precisam para proporcionar um ambiente saudável, seguro, estimulante e protetor do potencial de todas as crianças pequenas.
Redes Sociais