Call for Papers FIRST YEARS COUNT! – 2ª edicão
A 2ª edição da Call for Papers FIRST YEARS COUNT!, lançada pela FNSBS, visa recolher os Artigos científicos publicados sobre investigação, políticas e práticas associadas ao Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 6 anos, preferencialmente nos primeiros 1.000 dias de vida, bem como a divulgação dos Artigos admitidos no âmbito da campanha europeia de promoção de Early Childhood Development.
Esta ação insere-se na Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, cuja fase II decorre até dezembro de 2023.
Através da CALL e a posterior divulgação alargada dos Artigos admitidos, a Fundação tem como objetivo promover a consciencialização da sociedade em geral, inclusive dos decisores políticos, no sentido de reconhecer e valorizar a importância dos primeiros anos de vida como fulcral na sustentabilidade de qualquer sociedade.
O prazo de submissão dos Artigos termina a 31 de janeiro de 2023, devendo ser enviados para firstyearscount@fnsbs.pt.
Aos autores interessados sugere-se a consulta do Guião em Call For Papers 2ª edição
A 1ª edição da Call for Papers FIRST YEARS COUNT! (novembro de 2020 – fevereiro de 2021) resultou em 26 artigos científicos sobre desenvolvimento infantil, cujos resumos foram divulgados nas redes sociais com ligação ao repositório Investigação em Desenvolvimento Infantil.
Acerca da Early Childhood Development Campaign
A campanha europeia de promoção do Early Childhood Development denominada FIRST YEARS FIRST PRIORITY, é coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com a European Public Health Alliance e com o Roma Education Fund, abrangendo 9 países: Serbia (Pomoc Deci), Espanha (Plataforma de Infancia), Portugal (Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso), Finlandia (Central Union for Child Welfare), Hungria (Family, Child, Youth Association), Irlanda (Child Rights Alliance), Bulgaria (Trust for Social Achievement), Roménia (Step by Step Center for Education and Professional Development) e França (Ensemble pour l’Éducation de la Petite Enfance).
Enquanto membro efetivo da Eurochild, a Fundação – FNSBS, associa-se à Early Childhood Development Campaign, no papel de coordenador da campanha em Portugal, em prol do Desenvolvimento Infantil e da sua importância para a construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.
Até o presente, a campanha nacional ‘Primeiros Anos a Nossa Prioridade’ conta com 30 entidades parceiras que têm como objetivo promover oportunidades iguais para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, em particular nos primeiros 1.000 dias de vida, e que as suas famílias tenham condições de lhes proporcionar um vínculo seguro e um ambiente saudável, estimulante e protetor.
Redes Sociais