Sabia que….compreender melhor os primeiros anos de vida(4)
A iniciativa “Sabia que…?” promovida pelo ProChild CoLAB, que conta, desta vez, com os contributos da Associação Nacional de Intervenção Precoce – ANIP -, foram divulgados nas redes sociais de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023.
A iniciativa tem a colaboração dos parceiros, em particular da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso da Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do investimento nos primeiros anos de vida.
Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.
SABIA QUE…a criança nos primeiros anos de vida aprende de forma diferente, comparativamente às crianças em idade escolar?
Os bebés e crianças desde os primeiros anos de vida aprendem ao longo do tempo nos contextos naturais, através das experiências e rotinas do dia-a-dia e de interações repetidas e positivas com pessoas, símbolos e objetos.
As crianças pequenas têm dificuldade em aprender novas competências em sessões intensivas, descontextualizadas ou “em aulas”, ao contrário das crianças em idade escolar. Não são capazes de generalizar ou transferir competências de uns contextos para outros, aprendendo a partir de experiências contínuas e é nos seus contextos de vida que estas ocorrem de forma privilegiada.
SABIA QUE…quanto mais as famílias se sentem seguras, autoeficazes e autónomas melhor contribuem para o desenvolvimento dos seus filhos?
A investigação mostra que pais que se sentem capazes de realizar mudanças eficazes nas vidas dos seus filhos, têm mais incentivo para as colocar em prática e para promover experiências e oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu desenvolvimento.
Por isso, para a Intervenção Precoce na Infância (IPI) é fundamental o envolvimento e a colaboração das famílias, valorizando as suas forças e capacidades, padrões de interação e valores culturais. Ajudar os pais a sentirem-se competentes e capazes para que possam influenciar positivamente a educação e o desenvolvimento dos seus filhos deverá ser a base da intervenção com as famílias.
SABIA QUE… na intervenção precoce, o que acontece entre as visitas do profissional, é o que realmente importa?
É cada vez mais reconhecido que os pais são os principais agentes de mudança para as crianças pequenas e que a verdadeira intervenção com a criança ocorre entre as visitas do profissional, quando a criança está com quem tem uma relação significativa e com quem passa mais tempo no seu dia a dia.
Se um encontro de intervenção precoce durar aproximadamente uma hora e se ocorrer ma vez por semana, basta fazer as contas para perceber o pouco impacto que tem na criança, quando comparada com o tempo que os pais e outros cuidadores têm na sua vida diária.
A família e outros cuidadores têm mais oportunidades de interagir e promover a aprendizagem e desenvolvimento da criança do que qualquer profissional terá, tendo um maior e mais significativo impacto na sua evolução, enquanto as sessões semanais dos profissionais de IPI têm pouco efeito direto no desenvolvimento da criança.
SABIA QUE… a Intervenção Precoce na Infância contribui para a construção de uma sociedade inclusiva?
A inclusão prevê o acesso justo às oportunidades de aprendizagem que existem nos vários contextos onde as crianças estão inseridas. Considerando as potencialidades, expetativas e necessidades de cada criança, apoiamos a sua participação e sentido de pertença em verdadeiras condições de igualdade.
A Intervenção Precoce na Infância, ao capacitar e fortalecer as famílias e outros cuidadores, facilita a participação e envolvimento ativo das crianças nos seus contextos naturais de vida, contribuindo para a sua aprendizagem e desenvolvimento. E isto é válido para todas as crianças, independentemente das suas características biológicas, psicológicas e sociais, garantindo-se a sua inclusão, desde as primeiras idades.
SABIA QUE… a colaboração e a ação integrada de serviços é uma componente-chave na Intervenção Precoce na Infância?
As crianças com problemas de desenvolvimento ou em risco têm necessidades adicionais que requerem intervenções planeadas e que respondam de forma coordenada às necessidades específicas e diversificadas das crianças e famílias.
A colaboração é um processo que nos permite alcançar estes objetivos que não podem ser atingidos quando se atua de forma isolada ou, no mínimo, não podem ser alcançados de forma tão eficiente. Por isso, ela torna-se indispensável na organização de serviços de Intervenção Precoce na Infância para que se possa atuar de uma forma abrangente e integrada.
Pode partilhar estas informações através das redes sociais
- LinkedIn ProChild CoLAB: com/in/prochild-colab-against-poverty-and-social-exclusion-3769b818a
- Facebook ProChild CoLAB: https://www.facebook.com/ProChild-CoLab-Against-Child-Poverty-and-Social-Exclusion-1687168358082554
- Instagram ProChild CoLAB: https://www.instagram.com/prochild.colab/
Redes Sociais