Estudo de Perceções vai aferir o grau de compreensão dos primeiros anos de vida
Sob responsabilidade do ISAVE e do ISPA
A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS) promove, a partir deste fim de semana, a realização de dois Estudos de Perceções, um sob responsabilidade do ISAVE e outro sob responsabilidade do ISPA, para conhecer o grau de compreensão da sociedade portuguesa sobre a importância dos primeiros 1.000 dias de vida (0-3 anos) e os primeiros anos de vida (0-6 anos), no desenvolvimento da criança e ao longo da vida. Os resultados serão conhecidos em outubro de 2023.
Estes Estudos de Perceções são promovidos no quadro da participação da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS) na campanha europeia Early Childhood Development – First Years First Priority, que visa colocar o tema do desenvolvimento infantil na agenda em Portugal, de modo a promover uma maior consciência por parte de toda a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida no processo de desenvolvimento humano.
O Estudo de Perceções de responsabilidade do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, sob a coordenação do Professor Catedrático e Sociólogo Doutor Fausto Amaro, concentrará o trabalho de campo no concelho de Lisboa, através de 300 entrevistas presenciais, no período de 29 e 30 de abril de 2023.
Por outro lado, o Estudo de Perceções da responsabilidade do ISPA – Instituto Universitário, através do Centro da Criança e da Família (CECF) | Social Development Research Group do William James Center for Research, sob a coordenação da Investigadora Principal Professora Doutora Manuela Veríssimo, irá realizar o trabalho, com cobertura nacional, através da plataforma online Qualtrics, estando previsto que decorra desde meados do mês de maio até fim de junho de 2023. Os resultados de ambos os estudos deverão ser conhecidos em outubro de este ano.
“Se tivermos, como sociedade, maior consciência da verdadeira importância e impacto dos primeiros anos ao longo de toda a vida, faremos um maior investimento e criaremos melhores condições para que as famílias possam acolher e cuidar bem dos seus filhos, quando nascem“, afirma Paula Nanita, membro do Conselho Executivo e Administradora Executiva da Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso (FNSBS).
Para tal fim, a campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade reúne em coligação uma rede nacional de cerca de 40 entidades publicas, privadas e do setor social, que procuram promover oportunidades para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, em particular nos primeiros 1.000 dias de vida, e que as suas famílias tenham condições de lhes proporcionar um vínculo seguro e um ambiente saudável, estimulante e protetor.
Mais informação em www.primeirosanos.com.
Sobre:
A Early Childhood Development Campaign First Years First Priority é coliderada pela Eurochild e pela International Step by Step Association, em parceria com a European Public Health Alliance e com o Roma Education Fund, abrangendo 10 países: Sérvia (Pomoc Deci), Espanha (Plataforma de Infancia), Portugal (Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso), Finlândia (Central Union for Child Welfare), Hungria (Family, Child, Youth Association), Irlanda (Child Rights Alliance), Bulgária (Trust for Social Achievement), Roménia (Step by Step Center for Education and Professional Development), França (Ensemble pour l’Éducation de la Petite Enfance) e Eslováquia (Open Society Foundation). www.firstyearsfirstpriority.eu
A Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso – FNSBS é uma instituição focada, desde 1951, na promoção da saúde e na prevenção da doença, com especial incidência na gestação, na saúde da criança e do adolescente, em abordagens preventivas, prosseguindo o bem geral e a aposta estratégica no investimento nos primeiros anos de vida.
Para mais informações à imprensa, por favor, contactar:
Lift Consulting
Rita Santiago – rita.santiago@lift.com.pt – 918 655 125
Raquel Campos – raquel.campos@lift.com.pt – 918 654 931
Redes Sociais