Garantia Europeia para a Infância – Child Guarantee

Em 17 de janeiro de 2023, foi publicado no Diário da República o Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030 para Portugal. O Plano apresenta 4 grandes eixos, em 12 objetivos e 76 medidas, articuladas com diversos programas, planos e Estratégias nacionais.

A EuroChild divulgou a 3 de maio de 2023 a síntese/overview sobre o Plano de Ação da Garantia para a Infância – Portugal. 

Pode consultar a noticia que publicamos sobre esta matéria  em janeiro 2023.

Enquadramento histórico da Garantia para a Infância: 

A Garantia Europeia para a Infância é uma das prioridades do plano de ação para implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais que estabeleceu como objetivo reduzir, até 2030, em cinco milhões o número de crianças em risco de pobreza ou exclusão social.

Neste quadro, Portugal designou o coordenador nacional e cria uma comissão técnica de acompanhamento para a implementação da Garantia para a Infância  através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/2021, de 1 de outubro de 2021.

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Recomendação (UE) 2021/1004, do Conselho, de 14 de junho de 2021, relativa à criação da Garantia Europeia para a Infância (Recomendação), um instrumento para garantir o acesso a serviços essenciais para as crianças, com o objetivo de prevenir e combater a exclusão social, garantindo o acesso das crianças necessitadas a um conjunto de serviços essenciais, contribuindo também para defender os direitos da criança, combatendo a pobreza infantil e promovendo a igualdade de oportunidades.

Sob alçada da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, os Estados-Membros da União Europeia-UE deram um passo histórico na luta contra a pobreza infantil e exclusão social que atinge 18 milhões de crianças em situação de risco e de pobreza na Europa.

O documento recomenda aos Estados-Membros a garantia de acesso efetivo e gratuito à educação e atividades escolares, cuidados na infância, pelo menos uma refeição saudável em cada dia escolar e cuidados de saúde, bem como o acesso efetivo a uma alimentação saudável e habitação adequada.

O objetivo da recomendação é prevenir e combater a exclusão social das crianças necessitadas e a pobreza infantil através do acesso a um conjunto de serviços essenciais, assegurando também a defesa dos direitos da criança e a igualdade de oportunidades.

Consulte a infografia (em inglés).

O caminho para este grande passo, foi longo. Ainda durante o primeiro semestre de 2021 avançou um acordo provisório do parlamento europeu (jan2021) e um  estudo económico divulgado em março 2021.

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com