“Sem dignidade na infância, não há qualidade na vida adulta”

Sem dignidade na infância, não há qualidade na vida adulta.” de Armando Leandro

James HECKMAN (1944), Vencedor do Nobel de Economia, 2000, defende, baseando-se em estudos dedicados à primeira infância:

A educação de qualidade na primeira infância, tem um impacto determinante na pessoa e, nas etapas seguintes da vida. A importância dos primeiros anos para a saúde e bem-estar, (homeostasia/equilíbrio), ao longo da vida, é indiscutível.

Apresenta quatro conceitos básicos:

O desenvolvimento do cérebro é influenciado pela interação de vivências e fatores genéticos;

As aptidões essenciais para o desenvolvimento são construídas progressivamente, tendo por base as fundações estabelecidas durante os primeiros anos de vida;

Para além de influenciadas pelas vivências de cada um, e cruciais para o sucesso individual, as aptidões cognitivas, sociais e emocionais são interdependentes;

Embora o desenvolvimento individual se desenrole ao longo de toda a vida, as aptidões são formadas em períodos específicos.

Existe uma oportunidade para intervir, que influencia positivamente o desenvolvimento das aptidões individuais, e que ocorre principalmente durante os primeiros anos de vida; Quanto menor for o investimento nesta fase da vida, mais se perpetuam as desigualdades sociais; Quanto maior for a intervenção, na infância, maior é o retorno na vida adulta; O Retorno é muito superior do que em intervenções em idades mais avançadas;

O período entre os 0 e os 3 anos é vital para a formação e retenção de sinapses. (Comunicação entre os neurónios) Assim, os estímulos, OU a falta deles, durante este período, podem ter efeitos permanentes.

A CPCJ de Oeiras considera que, estando cientificamente provado que os primeiros anos contam, considera-os prioritários nas decisões e ações diárias que orientam a sua ação. Neste sentido temos previsto para dia 25 de maio de 2021, no período da manhã, a realização de um webinar intitulado Acolhimento Familiar, Capacitar e Proteger, em Família! Sendo o AF (acolhimento familiar)  uma das medidas de Promoção e Proteção que a CPCJ pode aplicar, é urgente a formação e a divulgação desta possibilidade junto da comunidade.

Elisabete Lagos, presidente da CPCJ de Oeiras

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com