Trans(Formar) e Cuidar: Desenvolver o presente olhar o futuro

É com muita honra que a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) integrou a rede nacional para a promoção do desenvolvimento infantil associando-se à campanha “Primeiros anos a nossa Prioridade”. Uma parceria que pretende ser um contributo, a partir da sua atividade formativa e de investigação, para a melhoria da saúde e bem-estar da criança e sua família.

A ESEL é uma instituição de ensino superior, uma referência nacional e internacional no ensino de enfermagem. Tem por missão ser um centro de criação, desenvolvimento, transmissão e difusão de cultura e ciência de enfermagem, que visa a excelência e a inovação, tanto no Ensino da Enfermagem como na Investigação. A responsabilidade, a ética, a liberdade intelectual, a inovação, a cidadania e a cooperação, são os valores que definem a sua forma de se relacionar com a comunidade e com os seus parceiros.

A ESEL, através do Departamento de Enfermagem da Criança e do Jovem, confere formação científica, técnica, humana e cultural, da mais elevada qualidade, no âmbito da prestação, investigação e gestão de cuidados de enfermagem à criança e sua família, nos diferentes contextos em que se insere. Embora a diferentes níveis de formação graduada e pós graduada, a formação na ESEL dá enfoque: a) ao crescimento e desenvolvimento cognitivo e socio afetivo da criança e respetiva avaliação ; b) à estimulação de comportamentos e estilos de vida promotores de saúde; c) Ao Brincar e à brincadeira como promotores do desenvolvimento da criança, em diferentes contextos d) à promoção dos cuidados antecipatórios como fator de promoção da saúde da criança  e da parentalidade; e) à deteção e intervenção precoce de situações que possam afetar o desenvolvimento da criança; f) à promoção de cuidados neuroprotetores no recém-nascido de acordo com o Modelo Integrativo Neonatal de Cuidados para o Desenvolvimento e Centrados na Família; g) à Prevenção, identificação e intervenção, face a crianças e famílias vítimas de violência; h) à promoção da vinculação segura e da parentalidade positiva para a maximização do potencial de desenvolvimento da criança.

Importa ainda destacar que a procura da melhor evidência científica para suportar os cuidados de enfermagem, na área da saúde infantil e pediátrica, tem sido um enfoque da ESEL, fruto de conhecimento produzido ao nível do Doutoramento em Enfermagem e da articulação com o Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR), também parceiro nesta campanha. No decorrer desta articulação têm sido produzidos projetos de investigação e programas que podem constituir contributos valiosos para a campanha “Os Primeiros Anos uma Prioridade”.

A ESEL pretende continuar o seu desígnio no âmbito da formação e da investigação num caminho promotor do bem‐estar e do desenvolvimento integral da criança e família – Trans(Formar) e Cuidar: Desenvolver o presente olhar o futuro

Isabel Malheiro | Graça Vinagre | Sónia Colaço | Joana Rodrigues | Bruno Gomes | Ana Lúcia Brantes | Helga Oliveira

    Etiam magna arcu, ullamcorper ut pulvinar et, ornare sit amet ligula. Aliquam vitae bibendum lorem. Cras id dui lectus. Pellentesque nec felis tristique urna lacinia sollicitudin ac ac ex. Maecenas mattis faucibus condimentum. Curabitur imperdiet felis at est posuere bibendum. Sed quis nulla tellus.

    ADDRESS

    63739 street lorem ipsum City, Country

    PHONE

    +12 (0) 345 678 9

    EMAIL

    info@company.com